Olhe ao seu redor. Esfregue os seus gravetos mentais e acenda um fogo. Acorde o macaquinho do sótom-mental. Eles estão lá, estão por toda a parte, e sustentam o seu mundo. É só ver. O que eles significam? Pra mim? Hum... bem... o que eles significam para você? Veja, simplesmente veja-os. Afinal, as maiores viagens também começaram com um único passo.

domingo, maio 22, 2005

Yakisoba, Shop-suey, molho agridoce e biscoito da sorte

Pois é, um fim de semana nublado, quente e tedioso merecia um programa bem diferente. Já que não dava para ir na bienal do livro, a salvação foi comer, comer e comer. E já que ninguém estava a fim de cozinhar, só nos restou ligar para o restaurante china e fazer o pedido de sempre: yakisoba, shop-suey de carne, frango empanado agridoce, uns rolinhos primavera e biscoito da sorte pra todo mundo.

Mas não para contar sobre o meu almoço que eu sentei agora na frente do computador. Foi mais exatamente para falar das coisas que eu citei no título: yakisoba, shop-suey, molho agridoce e biscoito da sorte.
Eu amo comida chinesa, mas nem por isso eu deixo de viajar enquanto como (já deve ter dado pra perceber que eu viajo em qualquer lugar e a qualquer hora, mesmo!). E esse almoço me fez lembrar de várias coisas. Olha só:
~~YAKISOBA: isso me faz lembrar da primeira vêz em que eu fui a um restaurante oriental, e nessa época eu era bem criança, tipo uns 4 anos. Minha mãe pediu uns sushis pra ela e um yakisoba pra mim. Mas como as crianças fazem altas confusoes sobre as coisa, eu acabei passando alguns anos pensando que gostava de sushi quando na verdade aqueles bolinhos grudentos me davam nojo. Eu tinha trocado os nomes. Ainda bem que eu desfiz o mal entendido a tempo, e hoje em dia eu sou uma fã de carteirinha do yakisoba tradicional (aquele que tem carne e frango junto). Será que tem comunidade no orkut? Hehehe... E Yakisoba ia ser o nome do meu gerbil, mas ele acabou se chamando Théo...
~~SHOP-SUEY: é aquele prato com carne em tirinhas. Mas sempre que como eu fico lembrando da música do System of a Down (SOAD, para os íntimos). Pois é... O que deu na cabeça do compositor para ele colocar um nome de comida chinesa na música? Será que eles já estavam pensando na carreira internacional da banda, especialmente na China, o maior mercado consumidor de comida chinesa do mundo??
~~FRANGO EMPANADO: sem comentários, é só frango pô... Mas eu ainda vou descobrir como é que se faz para ele ficar com aquela casquinha!
~~MOLHO AGRIDOCE: sempre que eu comia esse molhinho vermelho me vinha à mente a imagem de uma caponesa humilde fazendo o almoço com uma plantação de arroz ao fundo e montanhas cobertas de neve no horizonte... Em todo restaurante china legítimo o tradicional molhinho é feito lá mesmo. E um dos melhores da cidade era o do Shu-em-mim, mas eu já encontrei até uns meio doidos, com abacaxi dentro e tudo mais (hum, bem, eu acho que abacaxi não é uma fruta típica da China, então como ele foi parar no molho!?!?). Mas quando a comida chegou, o molho tinha vindo naqueles sachês tipo o do ketchup quando se vai no McDonald's! AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!! Molho agridoce em produção industrial!!!!! Acabaram com a minha imagem da humilde camponesa cozinhando o molho tendo ao fundo a plantação de arroz e as montanhas cobertas de neve! A cena foi substituída por uma cozinha industrial com trabalhadores de uniforme branco colocando os ingredientes numa máquina com um grande recipiente de inox que faz o molho praticamente sozinha... Tadinha da humilde camponesa...
~~ROLINHO PRIMAVERA: pô, sem palavras... É inigualável e tudo de bom. Mas também tem que saber o restaurante certo, já que existem rolinhos e rolinhos... Nunca é tudo igual, mesmo parecendo. Que nem os orientais: no início é tudo a mesma coisa...

E o biscoito da sorte? Essa é uma longa história. Quando eu era criança, antes mesmo do incidente com o yakisoba, alguém vindo de algum lugar me deu um biscoito da sorte legítimo. É isso mesmo, com o papelzinho escrito à mão em chinês e tudo. Achei aquilo tudo tão legal que eu guardei o papelzinho. Pena que ele acabou se perdendo e eu nunca cheguei a saber o que estava escrito... Provavelmente uma daquelas mensagens legais que falam de prosperidade, sucesso, amor, dinheiro ou uma lição de serenidade e sabedoria. Tudo bem que esses biscoitos são só uma massa de farinha, água e açúcar que é assada com um pedaço de papel dentro, mas eu adoro. E eles também trazem uma imagem à minha cabeça: um velho monge budista com aquela roupinha laranja e o terço de bolinhas de madeira sentado no fundo de um templo no alto da montanha ou um sábio chinês daqueles bem clichês (com uma longa barba branca, e meio careca, que nem no Kill Bill volume 2) em um santuário perdido em uma floresta de bambus. Você encontra o coroa após uma longa peregrinação, ele te dá a mansagem de sabedoria, você faz uma reverência e vaza dali. Mas agora até o biscoito é feito em produção industrial. O velho sábio foi transformado em uma impressora fria e impessoal, que passa o dia imprimindo mensagens de serenidade e sabedoria que serão lidas pelos consumidores de comida chinesa entregue em casa. Esse mundo tá perdido!

Ah, ainda em tempo: vou começar a explorar o meu sábio chinês interior. Aulinha de tai-shi, yoga, meditações, horóscopo chinês, terapias alternativas, animais mitológicos, incenso... Quem viver verá. E eu espero sobreviver a isso tudo para ver os resultados! Rsrsrs...

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tb quero saber qual é o segredo da casquinha do frango empanado! Amo comida chinesa,amo,amo,amo!
só de ler seu post fiquei imaginando aquele pusta prato de frutos do mar em molho apimentado, carne acebolada,yakisoba,o bendito frango empanado com sua casquinha tão misteriosa,molho agridoce por cima,hummmmm...Bem,vou ficando por aqui,senão vou morrer afogada na minha própria baba(Eeeeca!).
Beijos e até mais.

Anônimo disse...

Eu tb queria saber como fazem aquela casquinha do frando empanado, é mto bom. E, gah, eu ñ gosto de biscoito da sorte... é mto doce u.u'
E é realmente uma pena que aquele restaurante tenha fechado, era tão legal lá... e o pior é que virou uma igreja o_O

Volte sempre e use filtro solar.


Powered By Blogger