Olhe ao seu redor. Esfregue os seus gravetos mentais e acenda um fogo. Acorde o macaquinho do sótom-mental. Eles estão lá, estão por toda a parte, e sustentam o seu mundo. É só ver. O que eles significam? Pra mim? Hum... bem... o que eles significam para você? Veja, simplesmente veja-os. Afinal, as maiores viagens também começaram com um único passo.

quinta-feira, maio 12, 2005

Um conto de mini saia, olhos azuis e bolsa laranja

Alice era uma menina de personalidade. Não ligava para o que os outros pensam a respeito dela, e fazia o que queria. Claro, dentro das possibilidades de uma menina de 14 anos... Ela não era exatamente uma beleza ideal, mas havia alguma coisa nela que chamava a atenção, um charme todo especial que fazia muita diferença. Quem a conhecesse a pouco tempo nem poderia imaginar que aqueles cabelos ruivos não eram naturais. Mas os olhos, esses sim, eram dela mesmo. Azuis, muito azuis, como as tardes de domingo em que o pessoal da turma se reúne na Lagoa para andar de bicicleta.
Ah sim, a turma: a 8ª série de uma pequena escola particular na zona sul do Rio de Janeiro, com suas panelinhas e grupinhos de meninas e meninos de classe média alta que moram todos perto da escola. Estudavam juntos, saíam juntos e se divertiam juntos. Só eles, o tempo todo. Mas o fato de serem tão unidos não exclui o fato de haver rivalidade entre as pessoas. E nessa turma não era diferente.
A Marina não gostava da Alice. E a Alice não ia muito com a cara da Marina. Não que elas tivessem brigado ou algo parecido. Elas apenas não se falavam e eram felizes assim. Mas uma ficava competindo silenciosamente com a outra: quem tirava as maiores notas, quem ia mais bonita para as festas, quem conseguia um namorado primeiro, etc, etc, etc. Motivos para essa rivalidade? Até que se conseguia encontrar alguns... Marina era uma paty daquelas louras naturais, o tipo de menina pelo qual todos os meninos se apaixonam um dia. E talvez, para ela, a Alice tivesse personalidade de mais... Ou fosse amada de mais, com o cabelo vermelho de mais, olhos azuis de mais, ou inteligente de mais... Para Alice, talvez Marina fosse loura de mais, usasse mini saia de mais, ou tivesse coisas rosinhas de mais. A sorte é que elas nunca tiveram que parar para conversar de verdade... Mas estudavam na mesma sala, freqüentavam as mesmas festas, faziam os mesmos programas e todos os amigos em comum amavam as duas. Então elas tinham que conviver, apesar de tudo.
No meio do ano, todos os alunos voltavam das férias com bronzeados novos, novas fotos de viagens, novos tênis e novas mochilas, e naquele ano não seria diferente. No primeiro dia do segundo semestre, Alice chegou na escola com sua novíssima bolsa laranja. Com todo o seu estilo de vanguarda, ninguém achou a bolsa estranha, e muitas pessoas até elogiaram. O que causou mais espanto, no entanto, foi a bolsa nova da Marina: laranja e igualzinha a da Alice. Essa concidência causou muitos comentários entre a turma. O que será que vai acontecer, agora que as duas rivais aque eram tão opostas cabaram coincidindo na escolha da bolsa que as acompanharia pelo resto do ano? Para a surpresa de todos, quando elas se cruzaram pelo corredor, ocorreu o singular diálogo:
_ Bonita bolsa_ disse uma.
_ Obrigada, a sua também_ respondeu a outra.
Todos os que estavam perto caíram na gargalhada, e no final daquele dia todos já sabiam do aontecido.
Mas, nessas férias, Marina conseguiu uma façanha que Alice dificilmente superaria: ela começou a namorar. Não que isso tivesse tido muito alarde, mas era uma vitória pessoal. Saber que a rival ficaria se corroendo por dentro... Mas ela estava errada. Alice não deu a mínima e quando ficou sabendo da novidade, se limitou a dizer:
_ É? Sério? Pô, que bom pra ela!
Afinal, Alice não ligava muito para esse lance de garotos e namoros. Até rolavam algumas ficadas e umas saídas, mas ela queria mesmo é se divertir, e quando tivesse que acontecer algo mais sério, nada impediria.
Com o reencontro da turma, a primeira providência tomada foi marcar uma festa no fim de semana mais próximo, mais exatamente no próximo sábado.
Na última aula antes da festa, na sexta feira, a Alice não foi pra escola. E acabou perdendo dois acontecimentos super bombásticos: entrou um garoto novo na sala, e a Marina apresentou seu namorado para a turma. Logicamente, os dois foram convidados pra festa do dia seguinte.
Na festa, a Alice chegou bem cedo. Não só para ajudar a dona da casa a dar os últimos retoques na decoração, mas porque ela é uma excelente hostess. As pessoas vão chegando aos poucos, mas Alice já sabe que todo mundo espera umas duas horas antes de aparecer. Entre as poucas pessoas presentes, há um manino que ela nunca tinha vista antes:
_ Deve ser o garoto novo na escola_ pensa ela, _ o tal namorado da Marina deve vir com ela.
E pensando assim Alice, como boa anfitriã, vai falar com ele.
Conversa vai, conversa vem, os dois acabam descobrindo muitas coisas em comum e acaba rolando um clima entre eles. Ele acaba cedendo aos encantos daquela ruivinha de olhos tão azuis, e ela não consegue resistir ao charme daqueles olhos castalhos tão sedutores... Estavam quase ficando quando a Marina chega e acaba com todo o clima: o garoto não era o aluno novo, era o namorado dela.
O barraco parecia estar formado, mas tudo acabou saindo maravilhosamente bem. Marina carregou o namorado embora, e as duas ficaram de conversar depois, na aula de segunda feira.Na segunda, o clima na escola estava tenso. Todos estavam sabendo do acontecido e aguardavam a chegada das duas rivais. Para o desapontamento geral, as duas chegaram juntas, e conversando normalmente. Como se fossem amigas.
Depois todos ficaram sabendo o que aconteceu: elas se encontraram no portão de entrada, e resolveram conversar antes de entrar na escola, para poderem se acertar sem a interferência das outras pessoas. Elas acabaram se entendendo muito bem. A Marina tinha terminado o namoro no dia anterior ("Como é que eu vou ficar com um cara que dá em cima da primeira garota que vai falar com ele quando eu não estou por perto?") e a Alice achou que não valia a pena todo esse sacrifício apenas por uma ficada sem compromisso. É, elas tinham 14 anos mas já sabiam das coisas.
Agora elas são grandes amigas. Com o tempo acabaram descobrindo que tinham muito mais coisas em comum do que imaginavam. Afinal, a bolsa laranja era mesmo linda de mais para ser a causadora de uma briga entre elas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bia: Baseado em fatos reais?

Sorciére: oi Alice....

Anônimo disse...

Manera a historia!...faço a mesma pergunta da Bia aí de cima: Baseado em fatos reais??
Estou voltando a comentar de novo dps de um longo tempo...hehe
Ateh Ju...um abraço!

Julita Moura disse...

Nãããããoo.... NÃO HA NENHUMA LIGAÇÃO COM A REALIDADE!...
Mas eu confesso que uso mini-saia, tenho uma bolsa laranja, e queria ter olhos azuis quando era criança (MAS EU SOU MUITO MAIS FELIZ COM MEUS OLHINHOS VERDES...)

Anônimo disse...

I ae Ju...td bom? Vc tah sumida da net...volte logo p gte conversar...naum sei se vc tah chateada cmg por alguma coisa...se tiver me diga. Te adoro menina.
Um abração.

Volte sempre e use filtro solar.


Powered By Blogger